Brasil: país alcança recorde de 9 milhões de turistas estrangeiros em 2025

Brasil: país alcança recorde de 9 milhões de turistas estrangeiros em 2025

A poucos dias de fechar o ano, o Brasil já registrou, neste ano de 2025, o recorde de 9 milhões de turistas estrangeiros. É um marco histórico, já que o número supera em 30% a previsão para o ano, que era de 6,9 milhões, segundo o Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027. A conquista foi celebrada pela EMBRATUR (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) no Turistômetro da cidade do Rio de Janeiro, na orla de Copacabana.

O número foi celebrado pelo presidente da EMBRATUR, Marcelo Freixo. Freixo já inclusive apresentou as projeções de crescimento do turismo no Rio de Janeiro em 2026, com dados sobre o aumento de emissão de passagens para a capital fluminense no verão de 2026, e também da malha aérea internacional que chega ao Aeroporto do Galeão.

Segundo ele, esse resultado é fruto de um trabalho consistente de promoção internacional do Brasil, de reposicionamento da imagem do país no exterior e de uma atuação estratégica junto ao trade e aos mercados prioritários. “Alcançar a marca de 9 milhões de turistas internacionais em 2025 mostra que o Brasil voltou definitivamente ao mapa do turismo mundial. É um número histórico, que gera emprego, renda e desenvolvimento em todas as regiões do país, além de reforçar o turismo como uma das alavancas da nossa economia”, disse ele.

O estado de São Paulo se manteve como o estado brasileiro que mais recebeu turistas internacionais em 2025, com quase 2,5 milhões (2.494.632) de chegadas de janeiro a novembro de 2025. O Rio de Janeiro vem logo depois, com 1.972.928 de turistas estrangeiros. O Rio Grande do Sul ocupa o terceiro lugar e registrou 1.431.795 chegadas. Quase 1 milhão de visitantes internacionais chegaram ao Brasil pelo Paraná entre janeiro e novembro deste ano, colocando o estado como o quarto maior portão de entrada. Em quinto lugar ficou Santa Catarina com 651.980 chegadas no mesmo intervalo.

Compartilhe este texto:

Facebook
WhatsApp