Já falamos bastante do racha político presente no Governo Alfredão. Vamos explorar o outro lado da coisa, que é a hipótese de Kadu Novaes não conseguir consolidar o bloco oposicionista em torno de si.
É verdade que Kadu Novaes enfrenta alguma resistência ao seu nome no meio dos que se opõe ao atual governo. Não tanto por si mesmo mas pelo apoio recebido do Ex-Prefeito Marcus Vinícius. O ex-prefeito de fato divide opiniões, mas como está inelegível e não pode concorrer, a opinião dos articuladores de Novaes é que “antes dividindo opiniões que dividindo votos”. Então um racha no grupo oposicionista só seria possível com personagens menores da política e temos visto um ensaio disto nos bastidores.
Para o Governo Alfredão um evento assim seria um sonho que facilitaria e muito sua reeleição. Infelizmente para o atual Prefeito, na opinião deste blog, qualquer racha na oposição não seria suficiente para salvar seu mandato, com apenas duas exceções (o próprio Marcus Vinícius e uma possível candidatura a Prefeito do atual Vice).
Nossa análise é que a eleição está fechada e será entre dois candidatos.
O grupo político do atual Prefeito, seja este representado pelo filho, esposa do filho, amigo do filho ou o próprio Alfredão versus o grupo político da oposição, representado por Kadu Novaes e quem vier de vice com ele. A única variável capaz de mudar alguma coisa neste cenário é o atual vice prefeito, de resto qualquer outro que tentar sair candidato a prefeito na atual conjuntura terminará fazendo voo de galinha e saindo humilhado do cenário como ocorreu com Nando Gouveia em 2016.
Nando Gouveia é muito querido da população de Itaperuna e facilmente se elegeria o vereador mais votado do município, mas na época ninguém quis votar nele. O povo tinha medo de que se votasse em Nando poderia dividir votos e tirar a eleição de Marcus Vinicius, entregando a prefeitura para Alexandre da Auto-Escola.
Sábios são os aprendem com o erro dos outros.