Na última sexta-feira (07/06) ocorreu o lançamento da pré-candidatura a prefeito do Vice-Prefeito Emanuel Medeiros (Nel). O evento contou com as presenças do Deputado Estadual Jair Bittencourt e do Senador Carlos Portinho. O grupo de Jair resolveu antecipar essa mobilização, mesmo longe das convenções, para tentar dar uma sobrevida a pré-candidatura de Nel, bastante fragilizada nas últimas semanas.
O evento cumpriu com sua função. O número de pessoas foi suficiente para animar o grupo do vice-prefeito a tentar e se esforçar um pouco mais. Já para o universo político serviu para deixar claro que o grupo de Jair não está “morto“, apesar de bastante baqueado. Por outro lado, internamente, os líderes do partido de Bittencourt entenderam que estão sozinhos e pior, que são incapazes de vencer sozinhos. Quase todos os deputados convidados e confirmados para o evento faltaram.
Quatro anos atrás o grupo de Direita liderado por Robson Júnior (que apoia Kadu Novaes) conseguiu colocar três deputados estaduais (Filippe Poubel, Alana Passos e Charlles Battista) e um federal (Carlos Jordy) no Encontrão da Direita em Itaperuna. O grupo de Nel, por sua vez, conseguiu apenas a presença de Jair Bittencourt (deputado estadual) e a do Senador Portinho. No mesmo dia, para piorar, o vereador Alailton Pontes (Lalá), conseguiu uma foto ao lado de Flávio Bolsonaro, deixando claro que o vice-prefeito não é dono da marca Bolsonaro em Itaperuna, embora tenha o Partido Liberal (PL).
O número de pessoas presentes também pesou contra. Ainda que a audiência não fosse pequena, não foi exatamente o que esperavam. O ângulo das fotos divulgadas pelo grupo de Nel favorece a impressão de lotação máxima, por outro lado, os stories divulgados pelos próprios apoiadores do vice-prefeito mostram que não estava tão cheio como parece (ao final da matéria mostramos a entrada de Nel de 3 ângulos diferentes). Além disso, diversos grupos presentes não eram nem mesmo de Itaperuna, sendo apoiadores de Bittencourt de cidades vizinhas como Bom Jesus, Natividade, São José de Ubá e Italva.
A orla mais externa do grupo do vice-prefeito saiu animada e plenamente confiante do evento. Já a liderança saiu com a impressão de que precisará fazer muito mais se pretendem para bater de frente sozinhos com os outros grandes grupos. Fora claro o gosto amargo de perceber que as cúpulas do Rio de Janeiro, se não os abandonaram, ao menos não acreditam tanto assim no projeto de Nel.
Fotos (em ângulos diferentes) mostrando o mesmo momento (a entrada de Nel):
*As fotos foram retiradas das redes sociais do próprio vice-prefeito e foram feitas por apoiadores deste. Os nomes foram cortados para preservar a identidade, embora o próprio vice tenha republicado as imagens em suas redes.