Noroeste Informa

Partidos de Direita vencem eleições europeias

Partidos de Direita vencem eleições europeias

Os partidos de Direita venceram na maioria dos países nas eleições europeias ocorridas ontem (09/06). Alemanha, França, Itália e Espanha viram neste domingo os partidos direitistas conquistarem a maioria das vagas do parlamento europeu.

O Partido Popular (PP) venceu as eleições na Espanha, com uma pequena vantagem sobre o Partido Socialista (PSOE) do primeiro-ministro Pedro Sánchez, após mais de 99% dos votos terem sido apurados. O PP conquistou 22 assentos no Parlamento Europeu (9 a mais que em 2019). O também direitista Vox ficou em terceiro lugar, com 6 eurodeputados.

Na Itália o partido Fratelli d’Italia, liderado por Giorgia Meloni, consolidou-se como o principal partido da Itália nas eleições europeias, obtendo mais de 28% dos votos, conforme projeções do Consórcio Opinio. O Partido Democrático (esquerdista) ficou em segundo com quase 24%, enquanto Forza Italia superou a Lega, alcançando 10% dos votos, de acordo com reportagem do La Repubblica.

Já na França o partido de Marine Le Pen conquistou, segundo as projeções, 32,4% dos votos contra 15,2% da legenda do presidente Emmanuel Macron. O resultado fez o presidente francês convocar eleições legislativas antecipadas no país.

Na Alemanha o conservador União Democrata Cristão (CDU), também segundo as estimativas dos institutos de pesquisas, ficou com 29,6% da preferência do eleitorado e o Alternativa para a Alemanha (AfD), com 16,3% dos votos.

Os partidos de Direita também obtiveram vitórias muito grandes em países como Portugal, Grécia, Bulgária, Hungria, Finlândia e Croácia.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram