O ato organizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para este domingo (21.abr.2024) em Copacabana, no Rio, teve um público que variou aproximadamente de 40.000 a 45.000 pessoas. A carreata ficou no cruzamento da avenida Atlântica com a rua Bolívar. A estimativa foi feita por meio de análise de fotos e vídeos de drones contratados pelo site Poder360. A manifestação estava marcada para as 10h, e o maior horário de concentração foi de 11h30 a 12h30. O evento reuniu o pastor Silas Malafaia, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), entre outros.
O ato ocupou de maneira mais intensa cerca de 3 quarteirões na avenida que corta a praia de Copacabana. Essa margem compreende um trajeto de cerca de 420 metros. Os apoiadores do ex-presidente começaram a se concentrar às 7h30. A partir das 9h já havia pessoas preenchendo mais de uma quadra. O evento começou, de fato, às 10h e foi encerrado às 12h30.
A partir das análises das fotos e dos vídeos, estimou-se a densidade dos locais ocupados e dividiu em categorias de densidade baixa, média e alta, que consideravam, respectivamente, duas, 4 e 6 pessoas por m². O público num evento dessa natureza é flutuante. Algumas áreas ficaram mais ou menos cheias ao longo da tarde. Também não é possível identificar com clareza nas imagens o público que fica embaixo de árvores ou de marquises de prédios. Por causa dessas limitações, o site estimou que o público tenha ficado na faixa de 40.000 a 45.000 pessoas. A USP (Universidade de São Paulo) estimou o público em 32,7 mil pessoas, com base em cálculo do grupo de pesquisa “Monitor do debate político”. A margem de erro é de 12%, para mais ou para menos.
Na última vez que reuniu apoiadores no Rio, em 7 de setembro de 2022, a manifestação contou com cerca de 111 mil pessoas na orla de Copacabana. À época, Bolsonaro ainda era presidente, e discursou em um trio elétrico. De acordo com as imagens, o ato em comemoração aos 200 anos da Independência foi realizado do hotel Othon Palace até o Forte de Copacabana, área que tem aproximadamente 41.128 m². Institutos de pesquisas que calculam a participação popular em manifestações de rua usam a média de 1,8 a 2,2 pessoas por metro quadrado em eventos como a Marcha para Jesus e a Parada LGBT. Considerando essa ocupação média, a conta foi feita em áreas com maior e menor densidade de pessoas.
Fonte: Poder 360