Brasil: PL registra mais que o dobro de novos filiados do que o PT

Brasil: PL registra mais que o dobro de novos filiados do que o PT

O Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, lidera o crescimento de filiações partidárias no Brasil desde a eleição de 2022, de acordo com dados da Justiça Eleitoral. A legenda registrou 137,3 mil novos filiados no período, atingindo a marca de 899,6 mil integrantes formais até março de 2025.

Enquanto isso, o Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aparece apenas em quinto lugar no ranking de crescimento, com 60.345 novos filiados. Em número totais entretanto, o PT supera o PL com um total de 1,7 milhão de registros. Embora ainda mantenha uma base maior, o ritmo de expansão da legenda petista tem sido inferior ao de seus adversários diretos.

Segundo o levantamento, os partidos que mais cresceram após o PL foram: o Republicanos (+72.679), o PSOL (+66.237) e o PSD (+63.795). Já a maior perda foi registrada pelo PRD, legenda criada em 2023 a partir da fusão entre o PTB e o Patriota, que reduziu sua base em 64.686 filiados durante o processo de transição e recadastramento.

Os dados oficiais da Justiça Eleitoral contrastam com informações divulgadas pelos próprios partidos. O PT, por exemplo, alega ter quase 3 milhões de filiados em sua base interna, número que não corresponde às estatísticas registradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Pairando acima de todos, o MDB segue como o partido com o maior número de filiados no país. São ao todo 2,1 milhões de filiados na legenda. Em seguida vêm o próprio PT e outras legendas tradicionais como PRD, PP, PSDB, PDT e União Brasil, todos com mais de 1 milhão de filiados cada. Na outra ponta, o PCO (Partido da Causa Operária) é o que conta com o menor número de filiados registrados, apenas 7.020.

Compartilhe este texto:

Facebook
WhatsApp