Brasil: Quatro em cada 10 brasileiros já foram alvo de fraudes pela internet

Brasil: Quatro em cada 10 brasileiros já foram alvo de fraudes pela internet

Um levantamento publicado na Global de Tendências de Fraude Omnichannel mostrou que 40% dos brasileiros já foram alvo de fraudes por meios de comunicação online. Entre os pesquisados, 10% disseram ter caído nesses golpes. As perdas atingiram uma média de R$ 6.311 por pessoa.

Os dados mostram ainda que 53% dos entrevistados globalmente foram alvo de esquemas fraudulentos entre agosto e dezembro de 2024. Pelo menos 29% dos entrevistados (13.387 adultos em 18 países e regiões) relataram prejuízos financeiros em decorrência de golpes no último ano, com uma perda média de US$ 1.747, o que equivale a R$ 10.683, na cotação do dia da pesquisa. 

Segundo o levantamento, o golpe mais relatado é o vishing, quando os criminosos realizam ligações telefônicas simulando representar empresas legítimas, para induzir a vítima a fornecer dados confidenciais. O estudo também revelou que houve o aumento de 11% nas transações financeiras suspeitas de tentativa de fraude digital em 2024, na comparação com 2023. Entre os tipos de fraude digital com crescimento mais acelerado a invasão de conta foi o mais relatado, com aumento de 20% ante o ano anterior.

O índice de fraude digital do Brasil foi de 5,4% em 2024, acima da média global, ficando ao lado de países como Canadá, Colômbia, República Dominicana, Hong Kong, Índia e Filipinas. A taxa média de tentativas suspeitas de fraude em transações realizadas por consumidores no país foi de 6,1% em 2024, a sexta mais alta entre os quase 20 mercados analisados.

Segundo a pesquisa, ambientes de comunidades, como sites de relacionamento e fóruns virtuais, registraram a maior taxa global de tentativas suspeitas de fraude digital em 2024, com quase 12%, o que significa um aumento de 9% no volume em relação a 2023. Em seguida, aparecem os jogos eletrônicos (11%), jogos online como apostas e pôquer (8%) e o varejo (8%), completando o ranking dos segmentos mais afetados. No Brasil, as comunidades também foram o segmento com a maior taxa de suspeita de fraude digital, com 15,2%.

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