Noroeste Informa

Editorial: A verdade sempre se impõe

Editorial: A verdade sempre se impõe

Por Robson Junior

O teólogo Jan Huss tem uma frase que eu gosto muito “Ame a verdade, viva a verdade, pregue a verdade, defenda a verdade. Porque quem não fala a verdade, trai a verdade.” Alguns meses atrás o Noroeste Informa postou duas matérias intituladas O Poder da Verdade para agradecer a sua audiência crescente, tanto no Instagram quanto no site.

A primeira matéria contava a história de como a cobertura honesta dos fatos pela rádio da BBC durante a guerra ajudou aos Aliados na vitória contra os Nazistas. Em resumo, a rádio inglesa fazia questão de entregar todas as notícias, fossem elas boas ou ruins para os britânicos. Entre 1939 e 1941, a BBC entregava diariamente ao público os relatórios das derrotas dos Aliados sem perder o ânimo. Quando o rumo da guerra mudou a favor dos Aliados a propaganda do Terceiro Reich parou de funcionar. Até os oficiais nazistas sabiam em quem confiar para ter informações precisas.

O Noroeste Informa, ao abraçar a estratégia da BBC, tem prestado um papel fantástico a região nesse sentido. Aliás é por isso mesmo que me orgulho por fazer parte dos colaboradores do site e não me importo quando jogam na minha conta alguma matéria, mesmo que não tenha sido o autor.

Ninguém tem a obrigação de consumir informações de qualquer veículo e menos ainda tem a obrigação de concordar com a linha editorial. Por isso, quando observo o tamanho de engajamento nas matérias, eu vibro por ter feito parte do grupo que deu causa a existência deste site. É a representação da livre escolha e vontade das pessoas em consumir o que é aqui publicado.

Louvo a coragem do dono em seguir inabalável entregando as notícias de maneira independente. Uma coragem maior que a daqueles que recebem gordos salários para aderirem a algum tipo de propaganda falsa. Alias não há nada de errado em fazer propaganda, desde que informe ser propaganda.

O peso das matérias do Noroeste Informa está conectado aos fatos contarem uma história e embora todos tenham direito a uma opinião, ninguém tem direito aos próprios fatos. É dai que vem o incomodo de uma parcela de pessoas que gostariam que os fatos fossem outros.

Entendo plenamente a situação de alguns colegas da imprensa que estão na folha de pagamento da prefeitura vendo a bigorna da realidade pesar-lhe os lombos. Eles tem, quer queiram ou não, um encontro marcado com a verdade inescapável dos fatos. Não importa quantos comentários eles excluam, quantas reclamações eles ignorem, quantas fofocas eles plantem e muito menos o tamanho do PIX.

A imprensa tem um papel fundamental em qualquer sociedade livre. É a imprensa que acaba por fazer o papel de curadoria das informações para o grosso da população que não tem tempo para procurar e analisar tudo que acontece por si mesma. Isso significa que com esse grande poder também vêm uma enorme responsabilidade. Responsabilidade essa que não pode ser deixada em segundo plano apenas pelo desejo de pagar alguns boletos ao preço da perda da credibilidade e da audiência.

Talvez estes colegas gostariam de ler que o trabalho que eles prestam é respeitável. Só que dizer isso seria mentira. Um dia, em um passado, foi respeitável. Atualmente a maioria se presta ao papel de bobo da corte, promotor de intrigas e assessoria de comunicação. Aliás quando se chega ao ponto de desdizer o que disse publicamente em menos de 24h sem sequer ter a decência de apagar o que disse antes. Bom, nesse caso a outrora credibilidade beijou mesmo o fundo do poço.

Eu imagino que Goebbels, o marqueteiro nazista, também tenha chamado de infantil, boba, ingênua e desesperada a estratégia da BBC no início da guerra. Eu também imagino que pouco antes de se matar, Goebbels deve ter ouvido pela BBC sobre a entrada das tropas aliadas em Berlim. A VERDADE SEMPRE SE IMPÕE.

Sobre o autor: Robson Junior é atualmente Presidente do PRTB-Itaperuna. Professor, formado em Pedagogia pela UENF, ele foi Presidente do PSL-Itaperuna em 2019 (partido do ex-presidente Jair Bolsonaro), Conselheiro Tutelar (2019-2023), Secretário Parlamentar da Deputada Estadual Alana Passos e Tesoureiro da Prefeitura Municipal de São José de Ubá (2016).

Leia abaixo matérias relacionas:

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram

Ajude o Noroeste Informa

Chave: bc1qqgzrj7g03xqsc9cvr3n7m0yvrdc0s7wky453ux

Comentários: