Noroeste Informa

Editorial: Veículos de imprensa podem ter “lado”?

Editorial: Veículos de imprensa podem ter “lado”?

Bem, a resposta simples para a pergunta do título é – sim, podem! E não há nisso nada de errado ou desleal com seus consumidores, diga-se. É possível, entretanto, elaborar essa resposta um pouco mais. Aliás é provável que mesmo que não queiram os veículos de comunicação tenham sempre “um lado“.

Toda matéria ou texto acaba passando, ainda que inadvertidamente um lado e uma visão de mundo. Não é apenas na seara política que isso acontece e não é algo necessariamente proposital. É apenas um impeditivo de neutralidade axiológica. Em resumo quem produz conteúdo parte de algum lugar e esse lugar está eivado de interesses, intenções, sentimentos, etc.

Esses fatores, por sua vez, são justamente o que tornam os conteúdos interessantes ou não para certo público. Não é atoa que algumas séries e filmes fazem sucesso em alguns países, mas não em outros. Alguns se identificam com o conteúdo, outros vão achar chato. Na cobertura política não é diferente.

O Noroeste Informa é por vezes criticado pela sua linha editorial, o que é direito de quem critica, óbvio. A linha editorial, entretanto, é prerrogativa dos editores deste site e não dos seus leitores (que podem inclusive escolher não ler, ver, seguir, etc). A equipe do Noroeste Informa, por outro lado, ainda que conduzida por seus princípios e escolhas editorais, sempre defende a verdade!

Todos tem direito a sua versão da história, mas não direito aos próprios fatos. Por isso mesmo nossas análises do momento político, ainda que estejam eivadas da própria percepção de quem escreve, tem sido regularmente bastante corretas.

Qualquer sucesso que tenhamos tido nesse campo é em grande parte atribuído a isso mesmo. Sempre que uma matéria de nosso site prova-se verdadeira a nossa credibilidade aumenta, ainda que ali estejamos externando também parte da nossa própria percepção da realidade.

Um antigo ditado dizia “o que tem de melhor a gente mostra, o que não tem a gente esconde“. Nada poderia ser mais falso nos tempos atuais. Nos tempos de internet a verdade SEMPRE se impõe e por isso a transparência é sempre o melhor caminho!

Não é atoa que a verdadeira contenção de danos nas relações públicas atualmente acontece antes e não depois dos problemas virem a público. Em resumo, não dá para controlar a informação, mas é possível controlar a forma como ela é vista e interpretada.

A transparência virou regra, não exceção! Isso significa que assumir uma linha editorial não dá a qualquer veículo de informação o direito de mentir ou esconder fatos. Além disso, caso minta ou esconda algo a favor dos seus próprios interesses eventualmente a verdade irá se impor e o aquele veículo perderá credibilidade.

Simplificando, um jornal escolher um lado não pode estar acima de certos valores inegociáveis que são a própria essência da imprensa – Compromisso com a Verdade e Transparência. Nesse sentido acreditamos que nossos leitores e nossos críticos estão seguros conosco e sabem bem disso.

Leia matérias relacionadas abaixo:

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram

Ajude o Noroeste Informa

Chave: bc1qqgzrj7g03xqsc9cvr3n7m0yvrdc0s7wky453ux

Comentários: