Estado: Claudio Castro promete ofensiva com novas ações policiais no Rio de Janeiro

Estado: Claudio Castro promete ofensiva com novas ações policiais no Rio de Janeiro

O governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou que sua gestão prepara uma nova série de ofensivas contra o crime organizado. Segundo ele, serão dez operações com autorização judicial prontas para serem deflagradas nas próximas semanas. A informação marca o início de uma nova fase da estratégia de enfrentamento direto às facções e milícias no estado.

Já na semana passada a polícia iniciou uma série de ações diárias em Jacarepaguá, região que concentra comunidades estratégicas para o tráfico e a milícia, e na Baixada Fluminense. O foco inicial é a remoção de barricadas erguidas nos últimos anos por grupos criminosos.

Segundo Castro, entre cinco e dez grupos operacionais estão atuando simultaneamente na desobstrução de vias e vielas tomadas por obstáculos. “As barricadas são símbolos do controle paralelo que precisamos eliminar”, afirmou. A partir de dezembro, o governo deve lançar uma operação de retomada de territórios na zona oeste, com foco no chamado Corredor Itanhangá, um conjunto de comunidades que inclui Rio das Pedras, Tijuquinha, Morro do Banco, Muzema e Gardênia Azul.

A escolha do Corredor Itanhangá tem forte simbolismo. A região, antes dominada por milícias, passou a registrar avanço do Comando Vermelho (CV) nos últimos anos. Apenas Rio das Pedras segue sob influência de milicianos, hoje aliados ao Terceiro Comando Puro (TCP). A operação, portanto, atingirá simultaneamente as três principais facções do estado.

Fonte: Diário do Rio

Compartilhe este texto:

Facebook
WhatsApp