Estado do Rio: Comando Vermelho avança sobre vilas de Paraty e impõe taxas a barqueiros

Estado do Rio: Comando Vermelho avança sobre vilas de Paraty e impõe taxas a barqueiros

A atuação do Comando Vermelho (CV) tem avançado sobre vilas caiçaras de Paraty, no sul fluminense, segundo relatos de moradores e registros policiais. A facção criminosa passou a controlar o tráfico de drogas e a ocupar áreas estratégicas como praias, trilhas e estacionamentos em comunidades tradicionais do município. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

Os moradores relatam circulação frequente de homens armados pelas vilas. Nos últimos dois meses de 2025, houve registros de trocas de tiros entre criminosos e a Polícia Militar em Trindade, vila caiçara do Parque Nacional da Serra da Bocaina, localizada a cerca de 30 quilômetros do centro de Paraty e última antes da divisa com o estado de São Paulo.

Os moradores do local enfrentam agora o desafio de tentar conter o avanço do crime organizado em uma das regiões mais preservadas do litoral fluminense. A localidade é apontada por moradores como uma das mais impactadas pela presença do grupo criminoso.

Além de Trindade, há registros de atuação do tráfico em outras enseadas, como Praia do Sono, Calhaus e Pouso da Cajaíba. Na primeira, barqueiros que realizam o transporte local relataram a cobrança de taxas impostas por integrantes da facção.

Relatórios policiais indicam que a atuação do Comando Vermelho não se restringe às vilas caiçaras. Há registros da presença da facção também no centro de Paraty. Em outubro, um suspeito foi preso na Ilha das Cobras, próxima ao centro histórico, e declarou pertencer ao grupo criminoso.

Fonte: Tempo Real / Folha de São Paulo

Compartilhe este texto:

Facebook
WhatsApp