A cidade do Rio de Janeiro atingiu nesta semana a maior temperatura deste ano até o momento. Os termômetros na capital do estado chegaram a marcar 41,4 ºC em Santa Cruz, na zona oeste da cidade. O Sistema Alerta Rio confirmou que este valor representa o pico térmico registrado nos primeiros dias deste ano.
O calor extremo levou ao menos 7 dos 92 municípios do estado a entrarem em nível laranja, considerado como excesso de calor severo, conforme informou o CIS (Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Rio de Janeiro). O estado concentrou, nesta semana, as cinco cidades com as maiores temperaturas do Brasil (Marambaia, Vila Militar, Seropédica, Niterói e Xerém). Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O estado também aparece entre as áreas mais secas do país. O município de Resende registrou umidade relativa do ar de 20%, o segundo menor índice do Brasil, atrás apenas de Campo Maior, no Piauí, com 19%. Em terceiro lugar está Taubaté, em São Paulo, com 21%. Segundo a Organização Mundial da Saúde, níveis de umidade abaixo de 30% são considerados motivo de alerta.
No final do ano passado (2025), no dia 28 de dezembro, o Inmet divulgou uma lista com as 10 cidades mais quentes do Brasil na faixa considerada de grande perigo. Na lista estão duas cidades fluminenses, Três Rios (campeã nacional de calor) e Cambuci (sexto lugar). Três Rios O município de Alegre, no Espírito Santo, também aparece na lista, como o terceiro mais quente do país.










