Noroeste Informa

Festa de Maio será um termômetro para a política itaperunense

Festa de Maio será um termômetro para a política itaperunense

Iniciado o período de festas no Noroeste Fluminense, várias cidades vizinhas já anunciaram as atrações para as exposições municipais. Como de costume, a cidade de São José de Ubá abriu o período com atrações notáveis, como o cantor Mumuzinho. Em breve a Secretaria de Cultura de Itaperuna deve anunciar as atrações para as comemorações dos 134 anos da cidade, a tradicional festa de 10 de Maio.

O primeiro trimestre de 2023 está sendo marcado por grandes turbulências na administração do município de Itaperuna. Em meio à recorrentes atrasos no pagamento do salário de servidores e RPA’s, fator que abala a popularidade do atual governo entre os seus empregados. Outro fator que também gera impopularidade aos mandatários é a “crise” na saúde municipal. A conversa que circula na praça é de que o município não estaria repassando as verbas do SUS destinadas ao Hospital São José do Avaí e este não estava mais atendendo pacientes originários do SUS. Não posso dizer com propriedade se esta situação perdura até a presente data, mas é fato há alguns meses isso realmente aconteceu.

O tempo voa! e maio está batendo na porta… querendo ou não, todos sabemos que, nas cidades de interior, as festas são usadas como uma demonstração de força política – o velho pão e circo. Acontece que essas turbulências deixam o Governo em uma saia justa para a organização do evento. Se optarem fazer um grande espetáculo para a população, irão abrir ainda mais a ferida com os servidores e entregarão à oposição um arsenal que será descarregado incansavelmente sobre o governo; Se optarem por uma festa enxuta, com atrações que não estão em alta, ficarão com a imagem de um governo fraco e que os descompassos fiscais da saúde já estão afetando toda a administração municipal. Veja que em qualquer cenário o governo sai prejudicado de alguma forma, resta escolherem o menos pior.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram

Ajude o Noroeste Informa

Chave: bc1qqgzrj7g03xqsc9cvr3n7m0yvrdc0s7wky453ux

Comentários: