Noroeste Informa

Morre João Batista, Ancião precursor da Congregação Cristã em Itaperuna

Morre João Batista, Ancião precursor da Congregação Cristã em Itaperuna

Faleceu na madrugada desta terça-feira (07/05), aos 86 anos de idade, João Batista da Silva de Paula, popularmente conhecido como João Crente ou, para os membros da Congregação Cristã no Brasil, Irmão João. Nascido no dia 16 de abril de 1938 em Itaperuna, mudou-se ainda na adolescência para a cidade de Folrai no estado do Paraná, onde conheceu a Congregação Cristã no Brasil.

Mesmo conhecendo a doutrina da igreja, João Batista veio a ser batizado apenas após anos de estudos e questionamentos em meio a uma intensa guerra espiritual, como conta em seu livro. João foi batizado apenas em meados de dezembro de 1959. Após batizado, João iniciou nas aulas de música da igreja, onde aprendeu a tocar bombardino, servindo como músico por diversos anos.

Mais tarde viria a conhecer sua esposa, Marilda, em uma reunião familiar, se casando em 1964. Ainda morando no Paraná, João recebeu algumas revelações através de sonhos de que deveria retornar a Itaperuna para trazer a “obra de Deus” a esta cidade.

João Batista chegou em Itaperuna no dia 23 de outubro de 1965 com sua família. Começou a evangelizar após um casal de primos pedirem que João realizasse um culto familiar em sua casa, no distrito de Itajara. A partir de então o movimento foi crescendo de maneira orgânica, através de vizinhos e amigos que se juntavam nestes cultos familiares. Neste mesmo ano João Batista foi apresentado ao cargo de Cooperador Oficial, ficando oficialmente responsável por conduzir a igreja em Itaperuna.

Após pouco mais de um ano em Itaperuna, mais de 10 pessoas já haviam sido batizadas na Igreja e o movimento continuou crescendo. Já no ano de 1972, João Batista foi ordenado no dia 15 de abril ao cargo de Ancião, ficando responsável pela condução da igreja em Itaperuna e toda a região noroeste fluminense, cargo que exerceu até seu falecimento.

Hoje a Congregação Cristã no Brasil possui 12 templos e 4 salas de oração na região de Itaperuna, somando aproximadamente pouco mais de 600 fieis. Toda a obra é mantida com doações voluntárias e, vale destacar, assim como João Batista, nenhum membro da Igreja recebe qualquer quantia por se dedicar ao ministério da Igreja. Ou seja, João jamais recebeu um centavo dos cofres da Igreja por dedicar toda sua vida ao evangelho.

Este foi um breve resumo que o Editorial do Noroeste Informa dedica em homenagem a história do eterno João Batista, um homem simples, humilde, que dedicou sua vida ao evangelho e à “obra de Deus”. Exemplo de fé, sabedoria, prudência e amor que um simples resumo não pode transmitir, mas ficará marcado na lembrança daqueles que o conheceram e tiveram o privilégio de servir a Deus ao seu lado.

João, nas palavras de Timóteo, combateu um bom combate, terminou a corrida e guardou a fé. Agora lhe está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, lhe dará naquele dia.

O velório será realizado a partir das 17h desta terça-feira nas dependências do Lions Clube de Itaperuna, localizado na Rua Silva Jardim, nº1535, Bairro Aeroporto, Itaperuna – RJ; o sepultamento está programado para amanhã (08/05) no Cemitério Jardim Vale das Orquídeas, às 10h.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram