O bispo de Campos de Goytacazes, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz, decretou oficialmente a unificação da catequese pré-matrimonial em toda a Diocese. O novo modelo de preparação foi instituído por meio de decreto, assinado no dia 9 de julho de 2025, com o objetivo de oferecer um acompanhamento mais profundo e personalizado aos noivos que buscam o sacramento do matrimônio.
A decisão segue a orientação da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco, e visa proporcionar uma “verdadeira iniciação ao sacramento”, indo além do simples curso de noivos. O novo percurso será chamado de “Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio” e terá como foco a formação contínua e experiencial dos casais, promovendo maior integração com a Igreja e uma vivência real da vida matrimonial cristã.
Segundo Dom Roberto, “o que temos visto em outros lugares de matrimônios de curta duração não tem no mapa. Se o sacerdote demora nove anos para ser ordenado, uma série de palestrinhas de fim de semana não prepara para o matrimônio. Como é algo sagrado, divino, tem que ser muito bem preparado”.
O novo formato prevê encontros formativos para agentes da Pastoral Familiar e Casais, com uso de subsídios reconhecidos pela CNBB e baseados em temas bíblicos e doutrinários. A pastoral familiar paroquial será responsável pela aplicação do processo de catequese, que se tornará obrigatória para a validação do casamento religioso na Diocese de Campos. A medida já está em vigor e deverá ser implementada em todas as paróquias, conforme orientações da Cúria Diocesana.