Na semana passada o jovem Miguel Gomes Cunha se lançou como pré-candidato a vereador pelo partido PODEMOS. Ele é natural de Itaperuna, tem 26 anos, sendo ativo politicamente desde os 20 anos.
Miguel é empresário e em 2018, motivado pela candidatura do ex-presidente da República Jair Bolsonaro, fundou o Movimento Direita Itaperuna. Ele foi responsável na época por organizar diversas carreatas e movimentos de rua do ex-presidente.
Em 2020 ele enfrentaria as urnas pela primeira vez como candidato a vereador pelo partido Democracia Cristã. Naquele pleito conquistou 214 votos sem ter apoio de qualquer grande força política.
Após o pleito, em 2021, Miguel tornou-se assessor parlamentar do então Deputado Estadual Charlles Batista. Charlles tentaria uma cadeira no legislativo federal em 2022 obtendo 41.346 votos em todo o estado. Miguel ficou responsável pelo apoio a Charlles em sua cidade natal, Itaperuna, onde o deputado conquistou 486 votos.
O rapaz é sobrinho do ex-vereador João Neto, embora nunca tenha contato com o apoio político do tio. Na realidade ambos sempre andaram em grupos opostos. Em 2020 João Neto fazia parte da base do então ex-prefeito Marcus Vinicius , enquanto Miguel fazia parte da Oposição.
Neste ano de 2024 Miguel tomou o lado de Kadu Novaes e filiou-se ao PODEMOS, presidido por Alessandre Seródio, ex-Secretário de Planejamento. Seu tio, por outro lado, optou por caminhar com o vice-prefeito Nel. João Neto, entretanto, por problemas na Justiça Eleitoral, não poderá ser candidato neste pleito.
Ao lançar sua pré-candidatura a vereador, Miguel se coloca mais uma vez disposto a ir para as urnas. Desta vez mais com mais energia, junto de um grupo forte e consolidado capaz de disputar uma cadeira no legislativo municipal.