Noroeste Informa

Opinião: O PL de Itaperuna e a Maturidade da Direita

Opinião: O PL de Itaperuna e a Maturidade da Direita

Recentemente publicamos uma matéria que fazia referência a divisão geográfica do poder dentro do Partido Liberal no Rio de Janeiro (Veja aqui). O partido foi o escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para concorrer a reeleição em 2022, também foi onde ele elegeu maior bancada do legislativo federal e é onde permanece se organizando para o pleito municipal de 2024.

Itaperuna é uma cidade declaradamente conservadora, ou se preferir, de Direita. O PT, ou qualquer partido de esquerda, não vence uma eleição nacional na cidade desde 2006. O partido de Lula chegou até a fazer dois vereadores em 2012, só que ambos os eleitos não possuíam qualquer identificação ideológica com a esquerda e mudaram de partido tão logo a possibilidade se abriu (um deles chegou mesmo a tirar foto com Bolsonaro). Tudo isso significa que o campo mais fértil para um candidato obter sucesso no pleito municipal de Itaperuna em qualquer tempo é o Conservador. Qualquer análise séria demonstra que essa não é apenas uma questão de perspectiva, são apenas fatos comprovados. Não queremos explorar aqui os motivos disto, apenas questionar o que a Direita de Itaperuna fará no pleito municipal de 2024.

Imaginamos que os cidadãos itaperunenses identificados com o campo conservador devem buscar uma aproximação com o PL, partido de Bolsonaro. Também imaginamos que aqueles que também se identifiquem como conservadores e não queiram caminhar com o 22 de Bolsonaro na cidade serão retalhados como traíras. É aqui que vamos nos deter. Em Itaperuna o Partido Liberal, o partido de Jair Bolsonaro, é comandado por outro Jair, o Bittencourt.

Sim, o Deputado Estadual Jair Bittencourt detém o controle da legenda mais preciosa do ponto de vista eleitoral em Itaperuna e ele não vai deixar o seu comando. Detalhe, não há nada que alguém possa fazer para mudar isto já que a legenda no norte e noroeste do estado obedece ao comando de Altineu Côrtes/Valdemar Costa Neto e pela relação de Bittencourt com ambos imaginamos que nem um pedido do próprio Bolsonaro mudaria isso. O partido é tocado mais diretamente pelo braço direito do deputado na cidade, o atual Secretário de Transportes, Ênio Borges. O secretário é sim identificado com o campo da Direita, porém, como o título indica, ele faz parte do Governo Alfredão.

Isso coloca toda a Direita de Itaperuna em uma encruzilhada. Caso escolha caminhar ao lado do partido do ex-presidente Bolsonaro deverá aceitar a liderança de Jair Bittencourt e apoiar o prefeito que ele assim decidir. Imagine que Bittencourt resolva apoiar novamente Alfredão, o que farão os grupos de Direita? E se ele escolher apoiar Alexandre da Auto Escola para Prefeito? Ou a Esposa de Murillo Gouvea? O que fará a Direita?

Parte do esforço da turma de Alfredão em identificar Kadu Novaes, principal nome da oposição, com a esquerda advém disto. Eles sabem que apenas um candidato apoiado por Lula e pela esquerda geraria asco suficiente no itaperunense ao ponto de quem sabe fazer o povo esquecer os problemas que a cidade enfrenta no momento. Então, para facilitar um pouco a vida de Alfredão e dificultar a vida de Kadu, nada melhor que ir no âmago ideológico do itaperunense acusando Kadu de ser petista embora ele esteja no Republicanos. Completa o enredo dizer que Alfredão e seus aliados são a única e verdadeira direita bolsonarista.

Agora voltamos a pergunta, o que fará a Direita de Itaperuna? Vai aceitar a imposição de Jair Bittencourt como se ela viesse do próprio Bolsonaro? Ou vai entender que o partido é apenas uma sigla e o que importa mesmo são certos valores inegociáveis? Terá a maturidade para entender que o atual governo está caindo de podre de tal maneira que o próprio prefeito desapareceu? Ou vai aceitar o discurso de que apenas quem estiver no 22 é verdadeiramente conservador? Vai aprender a jogar o jogo ou vai para a porta do quartel pedir pelo amor de Deus salvem o povo de suas próprias escolhas?

Torcemos pela maturidade!

Resultado das enquetes que fizemos sobre o tema

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram

Ajude o Noroeste Informa

Chave: bc1qqgzrj7g03xqsc9cvr3n7m0yvrdc0s7wky453ux

Comentários: