Neste sábado o Vice Prefeito de Itaperuna Emanuel Medeiros, o Nel, postou em suas redes sociais um vídeo em que explica os motivos de não ter assumido o posto de Prefeito de Itaperuna em lugar de Alfredão (Veja o vídeo aqui). Ele explica que embora Alfredão tenha de fato feito uma cirurgia não ficou incapaz de governar, mantendo-se assim na posição de prefeito. Esta foi a primeira vez que alguém fala sobre isso oficialmente.
Algumas coisas chamaram a atenção no vídeo. Em primeiro plano Nel não elogiou ou atacou Alfredão, apenas esclareceu ao povo o fato de não ocupar hoje a cadeira de prefeito. O fato de não ter feito elogios não surpreende considerando o desastre administrativo que hoje vive o município. A ausência de críticas, entretanto, realmente assusta. Itaperuna tem vivido uma sucessão de crises desde o início do ano e Nel, como vice prefeito, foi eleito e portanto tem responsabilidades para com a cidade.
É louvável que Nel seja fiel ao companheiro de chapa, porém muito acima disto está seu compromisso com o povo de Itaperuna que lhe paga o salário. Não se trata de querer o posto de Alfredão, mas sim de responsabilidade para com a cidade que neste momento vive um caos diário.
Ao ficar calado sobre a atual situação de coisas no município Nel deixa de fazer parte da solução para fazer parte do problema. Afinal, a responsabilidade do vice-prefeito é de zelar pelo bem da cidade e não pelo bem do prefeito.