Mesmo catapultado pela máquina do governo federal o Partido dos Trabalhadores não sonha alto com as eleições no Rio. Ao menos por enquanto, só há planos de ter candidatura própria a prefeito de dez cidades do estado e, se aparar algumas arestas, chegar a 15.
Em seu principal reduto fluminense, Maricá, vai com o Deputado Federal e ex-prefeito, Washington Quaquá. A Deputada Estadual e ex-mulher de Quaquá, Zeidan, deve ser a candidata na vizinha Itaboraí.
Já Dimas Gadelha, o Deputado Federal que chegou ao segundo turno de São Gonçalo em 2020, será o principal adversário do bolsonarista Capitão Nelson (PL), candidato à reeleição. A neo-petista Fernanda Ontiveros vai disputar a reeleição em Japeri.
O Deputado Estadual Andrezinho vai para a briga pela Prefeitura de Paracambi. Filho do ex-Presidente da ALERJ e atual Secretário Nacional de Assuntos Federativos, André Ceciliano, tenta a cadeira onde seu pai começou a carreira política.
Em Campos dos Goytacazes, o reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães, é a alternativa, mas ainda tenta se viabilizar. Há ainda pré-candidatos em Conceição de Macabu (a ex-prefeita Lídia Mercedes, a Tedi), Angra dos Reis (o ex-deputado Luiz Sérgio), Mesquita (Dr. Luiz Cláudio) e Cabo Frio (Rafael Peçanha).
Provavelmente vai ficar por isso mesmo, ou seja, Itaperuna deve ficar de fora.
Fonte: Berenice Seara e Marcelo Remigio