Noroeste Informa

Um Governo Dividido (Em três)

Um Governo Dividido (Em três)

Nada mais antigo nos círculos da política municipal que o racha entre o Deputado Federal Murillo Gouvea e o Prefeito Alfredão, de um lado e o Deputado Estadual Jair Bittencourt e o Vice Prefeito Nel, de outro (Leia aqui e aqui). Em outro artigo vamos tratar dos rachas entre os oposicionistas. Sim esse assunto não ficou de fora do nosso radar. Neste, entretanto, vamos analisar como esses núcleos do governo estão se articulando para 2024 e uma novidade dentro deste contexto.

O primeiro núcleo é formado pelo Vice-Prefeito Nel, Alexandre da Auto-Escola, Marcelo Poeys, Ênio Borges e Jair Bittencourt. Este núcleo se organiza em duas hipóteses, a primeira seria a possibilidade de lançar Nel como candidato a prefeito contra Alfredão. A segunda hipótese seria manter Nel como vice de Alfredão. Para ajudar a viabilizar a primeira hipótese Ênio Borges tem trabalhado em segredo para montar duas opções de partido (PL e PP) apresentando como parte do contexto nomes bem conhecidos daquele grupo como os ex-vereadores Cabecinha, Josafá e Moreira. Já para manter aberta a possibilidade de Nel ficar como vice de Alfredão tem sido usado o estratagema de blindar o vice. Nel nunca fala abertamente sobre o governo e quando fala, elogia. Ao mesmo tempo tem sido forjado um afastamento entre Alexandre da Auto-Escola e Marcelo Poeys do Deputado Estadual Jair Bittencourt. O objetivo é não criar um grande pânico no Deputado Federal Murillo Gouvea que o leve a romper primeiro e remover a turma inteira da administração municipal, deixando para abandonar o barco ou negociar quando Alfredão não tiver muita opção.

Já o segundo núcleo, o de Alfredão e Murillo, conta com o time da Velha Guarda (Leia sobre eles aqui). Elias Meiber, Dilson Rosa, José Maria Guimarães e Sérgio Zampier que haviam sido deixados de lado durante um tempo foram chamados de volta a cena por Murillo e seu pai (não sabemos se Pardal está incluído neste contexto). O motivo é simples, o Deputado Federal fica entre Brasília, Rio de Janeiro e Itaperuna e embora queira, não consegue mais observar de perto o que acontece na prefeitura. Desta maneira comissionou a turma antiga para ajudar seu pai a fazer frente as investidas do grupo de Jair Bittencourt, já que Alideid e Vivi Dentista estão ambos de olho na cadeira de vereador em 2024 e Marcelo Garcia não tem a menor condição de articular nada. Para dar prestígio aos antigos companheiros entregou o PSD para Dilson Rosa, o Dilsão, além de ter articulado Sérgio Zampier como Presidente do PSDB. A Velha Guarda agora corre para construir uma frente suficientemente forte para botar medo na turma de Nel em caso de rompimento. Nesse contexto chamaram o jovem vereador Glauber Bastos para compor o time e ajudá-los naquilo que, infelizmente, a idade não permite mais.

O último grupo é uma ingrata surpresa para Murillo Gouvea. Oliver Barros tem usado a independência que lhe foi conferida a frente da Secretaria de Educação para montar um time para si próprio. Ele tem interesse em construir dois partidos, mas neste momento está focado em apenas um contando com algumas pessoas que lhe foram fiéis quando abandonou o ex-prefeito Marcos Vinicius e procurou Alfredão. Nomes como Walmir Silva, Robinho Enfermeiro, Anderson Chapoca e o vereador Carlinhos Peixeiro tem sido apresentados como parte do time do moço. Oliver não é bem quisto no grupo de Jair Bittencourt e possui inimizades igualmente grandes no grupo da Oposição. Isto lhe coloca num impasse onde o único cenário que lhe permitiria manter a posição seria a reeleição do atual prefeito Alfredão. Só que o rapaz já percebeu que a reeleição de Alfredão é complicada, além de conhecer o temperamento difícil de Murillo Gouvea. Resolveu e está fazendo um bote salva vidas na Secretaria de Educação para tanto poder negociar espaço com Jair Bittencourt ou para poder procurar a oposição em melhores condições. Não surpreenderia inclusive se o rapaz já estivesse procurando manter algum contato com a oposição através de intermediários.

Tem dúvidas? A folha de pagamento não mente, muito menos as redes sociais.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram

Ajude o Noroeste Informa

Chave: bc1qqgzrj7g03xqsc9cvr3n7m0yvrdc0s7wky453ux

Comentários: