Brasil: brasileiros confiam mais em igrejas e militares do que nos Três Poderes

Uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest, divulgada recentemente, mostra que os brasileiros confiam mais nas instituições de fé e de força, como as Igrejas e as Forças Armadas, do que nos Três Poderes.

Segundo o levantamento, a Igreja Católica é a instituição que tem maior confiança da população. Entre os entrevistados, 73% afirmaram confiar na Igreja e apenas 25% responderam que não confiam. A segunda instituição que tem maior confiança da população brasileira é a Polícia Militar (PM). Apenas 28% não confiam na instituição, enquanto outros 71% dos entrevistados confiam na PM.

As Forças Armadas aparecem em terceiro lugar, com 70% confiando, contra 28% não confiando nos militares. As igrejas evangélicas aparecem na sequência com 65% afirmando que confiam e outros 32% respondendo que não confiam.

Em contrapartida, o nível de confiança da população no Congresso Nacional é bem mais baixo. Mais da metade (52%) dos entrevistados responderam que não confiam nos deputados e senadores, contra outros 45% dos entrevistados afirmaram confiar. Já em relação ao Supremo Tribunal Federal (STF), 50% afirmaram confiar nos ministros e outros 47% afirmaram não confiar.

O levantamento ouviu 12.150 pessoas entre os dias 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou menos, sob um nível de confianças de 95%.