Os estudantes do Ensino Médio da rede estadual do Rio de Janeiro poderão avançar de série mesmo sendo reprovados em até seis disciplinas. A medida, estabelecida por decreto do governador Cláudio Castro (PL), já está valendo.
A nova regra cria um regime extraordinário de progressão parcial. Agora, pelas novas diretrizes, alunos do 1º e do 2º ano poderão seguir para o ano letivo seguinte mesmo com até seis matérias pendentes. Afim de conseguirem isso, eles deverão obrigatoriamente cumprir um plano de recuperação especial, definido por cada escola, e concluir todas as dependências até o fim do 1º trimestre do ano seguinte.
No caso dos estudantes do 3º ano, a tolerância cai para três reprovações. Estes também precisarão cumprir o regime de recuperação e terão até o fim do 1º trimestre do ano seguinte para finalizar o conteúdo e só então receber o certificado de conclusão do Ensino Médio.
Segundo a secretaria, a aprovação não será automática e o aluno só manterá a vaga na série seguinte se cumprir todas as etapas do plano de recuperação. A medida, segundo seus propositores, é para tentar reduzir a evasão escolar.










