O município de Itaperuna encerrou o ano de 2025 com um total de 52 homicídios registrados, segundo levantamento baseado em ocorrências policiais divulgadas ao longo do ano. O número reforça o cenário de violência enfrentado na cidade, que em anos anteriores já figurou entre os municípios mais violentos do país. A média de homicídios em Itaperuna, por exemplo, é superior ao dobro da nacional, que é de 21 homicídios para cada 100 mil habitantes.
Os crimes ocorreram em diferentes bairros, distritos e localidades da zona urbana e rural, atingindo vítimas de várias idades e perfis. A maioria dos homicídios foi praticada com arma de fogo, em execuções ocorridas em vias públicas, residências e até em frente à rodoviária da cidade.
O mês mais violento foi setembro, com 11 assassinatos, incluindo casos de duplo e triplo homicídio. O mês de agosto também apresentou números elevados, com oito mortes violentas, mantendo uma sequência preocupante no segundo semestre do ano.
Entre os casos registrados estão homicídios em bairros como Cidade Nova, Guaritá, Vinhosa, Aeroporto, Carulas, Fiteiro, CEHAB, além dos distritos de Comendador Venâncio, Retiro do Muriaé e Nossa Senhora da Penha. Alguns crimes chamaram atenção pela brutalidade, como execuções em plena via pública, mortes dentro de residências e ataques que deixaram outras pessoas feridas.
Desde o início deste ano de 2026 já ocorreram três homicídios na cidade.
Fonte: Sudeste Agora











