O vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) e prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá, defendeu que Lula deve anistiar aos condenados pelas manifestações do 8 de Janeiro de 2023. A estratégia seria conquistar parte do eleitorado que se alinha ao centro político. A informação é do jornalista Fernando Molica, do jornal Correio da Manhã.
Segundo ele, para Quaquá, a anistia deve ser defendida o quanto antes, para amenizar a resistência dessa base política ao presidente petista. A sugestão teria partido da análise de pesquisas de opinião que identificaram uma polarização entre os eleitores, algo que, segundo o prefeito de Maricá, deve ser ultrapassado, para a pacificação do país.
Para Quaquá, a anistia seria um projeto de justiça restaurativa, semelhante a implementada por Nelson Mandela, na África do Sul, com o fim do apartheid. A pacificação incluiria ainda os jovens condenados por tráfico de drogas, que se não tiverem suas fichas criminais limpas, jamais conseguirão trabalho e reinserção social.










