Sem dúvida uma das iniciativas deste blog que tem feito estrondoso sucesso em nosso instagram são as enquetes que temos promovido quase que diariamente com os nomes de pré-candidatos a vereador e prefeito de Itaperuna. Esta matéria ainda não tem o objetivo de analisar os resultados obtidos, até em virtude de que ainda serão feitas algumas sondagens de alguns distritos e bairros. Aqui vamos apenas discutir o tópico e os métodos que temos utilizado na escolha dos nomes participantes.
A iniciativa começou com objetivo de conhecermos melhor os nossos leitores e acabou se tornando um veiculo de disputa acirrada entre os pré-candidatos. Inclusive vai longe as enquetes que alcançavam no máximo 200 votos contabilizados. Agora cada uma das sondagens tem alcançado 1000 votos com certa facilidade. A de ontem, 03/07, foi a mais disputada até agora e não contava com nenhum grande nome do cenário político. Foram mais de 1500 votos registrados superando a marca anterior de 1300 votos na enquete do Bairro Centro.
Acreditamos que parte do sucesso está se dando pelo formato escolhido na escolha dos nomes. Pré-Candidatos conhecidos estão sendo colocados para disputar dentro de certa região geográfica o que acaba replicando cenários reais de disputas bastante acirradas. Como os escolhidos não querem perder devido a proximidade da enquete com a realidade e como já está circulando pelos meios políticos o alto número de votantes nas sondagens os participantes ficam motivados a se empenharem pela vitória.
Um dos critérios que temos tomado bastante cuidado é na escolha dos nomes, não criando cenários fantasiosos ou desequilibrados que provoquem uma descrença de que o resultado reflita a opinião real dos leitores. Na enquete de hoje, 04/07, por exemplo tomamos o cuidado de não facilitar ou dificultar para qualquer dos envolvidos.
Ao escolher um vice hipotético para o atual prefeito Alfredão pensamos em alguém que ajudasse a mitigar a alta rejeição que ele enfrenta no momento. Ao escolhermos um vice hipotético para o principal nome da oposição, Kadu Novaes, pensamos em alguém que fosse distante dos nomes que o circulam de modo a causar uma certa dúvida no seu eleitorado. Para Nel escolhemos um vice hipotético que faz parte do grupo político do qual ele participa, mas que cremos não representar um grande peso para a possível chapa. Já para o vereador Lalá escolhemos para compor a chapa fantasiosa alguém que ele já afirmou que caminhará com ele no MDB. A vereadora Keila não participou desta enquete em virtude da limitação do Instagram, mas participará da próxima. Fazendo isso acreditamos que a disputa ficou equilibrada sem retirar as características principais de cada um dos envolvidos.
Nosso objetivo, como afirmado, é conhecer nossos leitores aproximando ao máximo as enquetes de um cenário hipotético possível, ainda que improvável. Vale o registro de que não é possível burlar as enquetes do Instagram e a própria escolha dos nomes é feita justamente para evitar um grande desnível entre os participantes. Então quem vence a enquete foi de fato quem obteve mais votos entre os participantes.
Dito isto, agradecemos a participação de todos e esperamos profundamente que nenhum dos participantes se sinta ofendido de qualquer maneira por nosso blog.