Brasil: Após Carnaval, Congresso deve priorizar segurança e fim da escala 6 X 1

Após o fim do recesso informal de Carnaval, o Congresso Nacional retoma os trabalhos sob influência do calendário eleitoral de 2026. O foco deve ficar por conta de propostas como o fim da escala 6×1, a PEC da Segurança e o acordo entre Mercosul e União Europeia, entram na agenda legislativa em meio à disputa política entre governo e oposição.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) trata o fim da escala 6×1 como prioridade e pretende levar o tema à campanha à reeleição. A intenção do presidente é votar a proposta ainda no primeiro semestre de 2026. O governo avalia enviar um projeto com urgência constitucional, o que daria à Câmara até 45 dias para análise. No entanto, o presidente da Casa, Hugo Motta (Rep), encaminhou à Comissão de Constituição e Justiça a PEC sobre a redução da jornada, o que pode alongar a tramitação, já que o texto ainda precisará passar por comissão especial antes de ir ao plenário.

A PEC da Segurança também enfrenta divergências. O relatório apresentado por Mendonça Filho (União) reforçou o protagonismo dos estados e impôs restrições ao uso de recursos federais, o que desagradou Lula. O texto precisa ser aprovado em comissão especial antes de seguir ao plenário.

Já o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou que o acordo entre Mercosul e União Europeia pode ser aprovado pela Câmara Federal até o fim de fevereiro. O texto ainda será analisado pelo Parlamento do Mercosul e, se aprovado, seguirá em regime de urgência para ambas as casas do congresso.

Na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga fraudes no INSS, foi adiada a análise de pedido de quebra de sigilo bancário e fiscal relacionado ao Banco Master por falta de consenso. O fundador da instituição, Daniel Vorcaro, será ouvido no dia 26 de fevereiro. Tanto governo quanto oposição disputam o foco das investigações, com requerimentos que miram autoridades e empresários ligados ao caso.

Compartilhe este texto:

Facebook
WhatsApp

Brasil: Após Carnaval, Congresso deve priorizar segurança e fim da escala 6 X 1

Brasil: Após Carnaval, Congresso deve priorizar segurança e fim da escala 6 X 1

Compartilhe este texto:

Facebook
WhatsApp