O verão do Hemisfério Sul começou e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê condições que podem causar chuvas acima da média em algumas regiões do país. Neste texto fizemos um resumo de como devem ser o clima do verão nas macro regiões do Brasil.
No Norte, a maior parte dos estados deve ter mais precipitações e temperaturas mais elevadas. As exceções são o sudeste do Pará e o estado do Tocantins, que podem ter volumes de chuva abaixo da média histórica.
Já na Região Sul, a previsão indica condições favoráveis a chuvas acima da média histórica em todos os estados. Os maiores volumes previstos para as mesorregiões do sudeste e sudoeste do Rio Grande do Sul, com acumulados até 50 mm acima da média histórica do trimestre.
Na Região Nordeste, há indicação de chuva abaixo da média climatológica em praticamente toda a região, principalmente na Bahia, centro-sul do Piauí, e maior parte dos estados de Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Os volumes previstos são de até 100 mm abaixo da média histórica do trimestre.
Na Região Centro-Oeste, os volumes de chuva devem ficar acima da média histórica somente no setor oeste do Mato Grosso. Já no estado de Goiás, predominam volumes abaixo da média climatológica do período. No restante da região, são previstos volumes próximos à média histórica.
No Sudeste haverá o predomínio de chuvas abaixo da média climatológica, a região deve registar volumes até 100 mm abaixo da média histórica do trimestre. Ao todo deve chover menos nas mesorregiões de Minas Gerais (centro do estado, Zona da Mata, Vale do Rio Doce e Região Metropolitana de Belo Horizonte). A temperatura deve ter valores acima da média em até 1°C.











