Dedicamos nosso editorial as mentiras que infelizmente circulam um certo blog itaperunense e ao dever da verdadeira imprensa em desmentir cada uma delas.
Um certa blogueira, que já ganhou vários apelidos vexaminosos, mas preferimos não nomear para não lhe dar visibilidade, decidiu se colocar uma posição autodestrutiva há algumas semanas. Enquanto fez isso sozinha, para a imensidão média de 4 seguidores que curtem regularmente suas postagens e para os dois ou três que comentam criticando-a, tudo bem. Agora se ela resolveu deliberadamente atrapalhar o processo eleitoral, vira dever da verdadeira imprensa desmentir suas manchetes.
Tudo começou quando noticiamos que a blogueira ligou na tarde do dia 22/02 insistentemente para Kadu Novaes que se recusou a atender o telefone. Naquele mesmo dia ela noticiaria um encontro entre membros da equipe de Novaes e um pré-candidato a vereador que hoje está filiado no Partido Liberal. Na matéria ela afirmou que as suas ligações para Kadu tinham haver com esse encontro. Ao entregarmos a noticia, entretanto, ela mudou a versão, dizendo que o motivo das ligações era a desistência de um processo que Novaes movia contra ela.
Posteriormente a blogueira simplesmente passou a mentir de maneira constante e descarada botando o resto de sua credibilidade em jogo. A lista é tão grande que inclusive deu trabalho entrar em naquele site e verificar uma por uma, mas vamos ver alguns exemplos.
Título: Vereadora denuncia uso da igreja por pré-candidato a prefeito em Itaperuna-RJ.
FALSO – a vereadora não fala nada disso no vídeo compartilhado no meio da própria matéria.
Título: Kadu Novaes Envolvido em Controvérsias com a Imprensa e Uso de Recursos Questionáveis.
FALSO – A blogueira acusa, não fornece qualquer prova. A blogueira também não explicou a declaração que ela mesma deu de ter recebido valores da Secretaria de Saúde de Itaperuna no ano de 2022.
Título: Federação entre PSDB e Cidadania e abandono de Novaes.
FALSO – Glauber Bastos, antigo presidente da Federação PSDB-Cidadania, optou por se filiar ao PP que faz parte da base governista. O próprio vereador já explicou a razão da mudança deixando claro que não foi por desavença pessoal com Kadu Novaes.
Título: A Dança dos Vinte Mil Reais por Mês
JORNALISMO RUIM: Não cita nomes, não mostra provas, apenas conta uma estória muito estranha. A considerar que a pré-candidata em questão deve ser uma que aparece recorrentemente em seu blog, acaba colocando a moça em maus lençóis.
Título: Vereador Glauber Bastos/Cidadania de Itaperuna-RJ sob Escrutínio por Acusações de Pagamento a Blogueiros.
MEIA VERDADE – o único escrutínio foi feito pelos próprios blogueiros que receberam ou recebem da Prefeitura de Itaperuna (algo comprovado e comprovável).
Título: Vereador apela para que “pessoas de Bem” se juntem aos partidos em discurso controverso.
MEIA VERDADE – houve discurso, mas não houve qualquer controvérsia nele. O discurso está disponível nas redes da Câmara Municipal de Itaperuna e o vereador foi inclusive apoiado pelos colegas.
Título: Kadu Novaes Ataca Idosos e Critica Ex-Prefeito em Discurso Polêmico e Inflamado.
MEIA VERDADE – No vídeo de 2020 o pré-candidato Kadu Novaes não diz nada sobre idosos, apenas critica o ex-prefeito Marcus Vinicius.
Título: Padrinho político de Novaes falta com a verdade mais uma vez.
FALSO E FORA DE CONTEXTO – a matéria usa uma foto de Waguinho (prefeito de Belford Roxo) mas faz referência ao ex-prefeito Marcus Vinícius, que não é padrinho de Kadu. Segundo a matéria Vinícius estaria mentindo ao associar a atuação dos blogueiros com o governo Alfredão (o que é comprovado e comprovável).
Título: Blogueiro Douglas Batalha Adverte Ex-Prefeito Marcus Vinicius Sobre Uso de Camisa do Batman!
FALSO – o blogueiro diz que usar uma blusa do Batman representa vínculos com criminosos. Seguindo essa lógica qualquer criança dos anos 80-90 teria vínculos com o crime.
Título: Candidato da Oposição Derrete nas intenções de voto e Médico Assume Destaque em Itaperuna-RJ.
FALSO E CRIME ELEITORAL – a blogueira faz referencia a pesquisa não publicada, falsa e por isso mesmo ilegal.
Título: Escândalo Político Abala Campanha de Kadu Novaes: Perda de Partido Revela Falta de Confiança e Alianças Fragilizadas.
FALSO: O único escândalo ocorrido foi que o grupo do pré-candidato Nel tomou o controle de um partido que até então apoiava Novaes após o fim da janela partidária. O diretório municipal e os pré-candidatos que foram filiados não acompanharam o partido e a direção estadual, optando por permanecer ao lado de Kadu.
Título: Pré-candidato a prefeito de Itaperuna é criticado por ausência em celebração dos 135 anos do município
CONTROVERSO – A blogueira diz que Kadu sofreu fortes críticas por não ter ido na sessão solene promovida pela Câmara Municipal em homenagem aos 135 anos da cidade de Itaperuna. Ela não diz quem fez as críticas, embora cite literalmente sem dizer o autor da crítica. A blogueira compara Kadu a Alfredão, o atual prefeito, ignorando que o prefeito tinha a obrigação de comparecer, Kadu não.
Título: Reunião de Apoiadores de Kadu Novaes sobre Meio Ambiente Gera Mal-estar
FALSO: Na matéria a blogueira afirma (erroneamente) que o Fórum sobre o Plano Municipal de Resíduos Sólidos promovido pela Pastoral da Cidadania na Igreja Nossa Senhora de Lourdes teria sido na realidade promovido por apoiadores de Kadu Novaes.
Título: Pré-Candidato a prefeito supostamente oferece R$50,00 para participação em reuniões de campanha
FALSO E CALÚNIA: A blogueira acusa a equipe de Kadu Novaes de distribuir dinheiro para que jovens fizessem presença em uma reunião, o que seria um crime. Ela não apresenta qualquer prova do que diz (como um comprovante de pix por exemplo), apenas um corte do que seria um print de uma conversa. Comete assim assim o crime de calúnia, já que está atribuindo falsamente um crime a Kadu Novaes.
Título: Pré-candidato a vereador às véspera de sua reunião no bairro Vale do sol distribuí envelope com dinheiro
FALSO: A blogueira não cita o nome do pré-candidato e também não mostra qualquer prova referente a sua notícia (um comprovante de pix ou foto). Por outro lado seu interesse parece ser associar a ideia de que qualquer reunião lotada (que não seja ligada a quem ela apoia) deve ser descredibilizada. Ela nunca questionou a presença massiva de servidores da prefeitura nas reuniões promovidas pelo prefeito Alfredão, por exemplo.
Tema: Wagner Carneiro (Waguinho), prefeito de Belford Roxo.
CONTROVERSO – Quando Waguinho aparece nas matérias como possível aliado de Kadu Novaes o conteúdo é sempre negativo. Já quando aparece com a possibilidade de desvencilhar-se de Kadu o conteúdo é positivo.
Tema: Convite para ser vice-prefeita em uma chapa da Oposição ao Governo Alfredão
FALSO: Nunca houve qualquer convite a blogueira para ser vice na chapa de quem quer que seja. Ligamos para cada um dos pré-candidatos da oposição para perguntar sobre o caso, todos negaram.
Cansou? Nós também. Não poderíamos, entretanto, deixar passar a oportunidade de mostrar quem de fato desinforma. Agora por outro lado, respondendo a assertiva de que as suas matérias não fariam ataques. Realmente nós erramos, a senhora não faz ataques. A senhora mente e mente muito!
E cabe a nós, membros responsáveis da imprensa, desmentir as bobagens que a senhora diz! Até em virtude de uma frase que gostamos muito “o preço da Liberdade é a eterna vigilância“.
Leia matérias relacionadas abaixo: