Uma nova pesquisa divulgada pela Ipec, antigo Ibope, nesta segunda-feira, 4, mostra que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 37% da população, e reprovado por 28%. A margem de erro segundo o instituto foi de 2 pontos para mais ou menos. A variação de ambas perspectivas foi de 3%. No entanto, o saldo positivo de Lula caiu, enquanto o negativo subiu, já para 32% dos entrevistados, a gestão do esquerdista é considerada regular.
É bom lembrar que o Instituto costuma sempre errar favoravelmente para o petista. Na véspera das eleições de 2022 errou por uma grande margem no primeiro turno afirmando que Lula poderia vencer com 51% dos votos e que o ex-presidente Bolsonaro teria apenas 37% dos votos. O resultado foi 48% para Lula e 43% para Bolsonaro, ou seja, errou em ambos os casos fora da margem de erro.
Já no segundo turno, (29/10) dois dias antes da eleição, afirmou que Lula teria 54% dos votos válidos e Bolsonaro 46% dos votos. O resultado, como sabemos, foi de 50,90% dos votos para Lula e 49,10% dos votos para Bolsonaro, também fora da margem de erro da pesquisa Ipec.
Veja a integra do relatório logo abaixo: