Diante da aproximação da temporada de verão, as principais cidades do litoral do Espírito Santo já se preparam para receber milhares turistas. Assim, as prefeituras reforçam as normas para a ocupação das praias sem impactar o meio ambiente e também com a garantia de segurança e lazer para todos os frequentadores.
Entre as principais medidas, a atenção deve ser redobrada, especialmente, quanto às regras de circulação de animais, ao uso de tendas e barracas e ao som . Isso porque o descumprimento das normas estabelecidas pelas prefeituras pode resultar em multa e apreensão de equipamentos.
Na maioria das praias do Espirito Santo, por exemplo, são proibidos veículos automotores e caixas de som portáteis em vias públicas, incluindo as praias. A regra também vale para o mar, com proibições de som alto em embarcações náuticas e motos aquáticas.
Os animais domésticos até podem circular nas áreas públicas desde que eles estejam com coleira e guia adequadas ao tamanho e ao porte do animal (evitando as áreas de praia). Já o comércio ambulante é restrito para quem já possui as autorizações, respeitando os dias, horários e produtos estabelecidos no documento.
Também está proibido, na maioria das cidades, a realização de churrasco nas praias. Os fogos de artifício barulhentos também estão proibidos. O uso de tendas também está limitado, mesmo para ambulantes licenciados. Na dúvida, o turista deve procurar as autoridades locais, placas e sinalizações indicando as permissões e proibições do local.











