Já começaram as buscas pela causa do grande apagão ocorrido na Europa na última segunda-feira (28/04). Foi um dos maiores colapsos do sistema elétrico já registrado no continente, parando trens, caixas eletrônicos e semáforos.
Ataque cibernético? A operadora elétrica espanhola, Red, descartou a possibilidade, mas a suprema corte do país disse que abriria uma investigação para determinar a causa. O primeiro-ministro, Pedro Sánchez, disse que mesmo que empresa tenha descartado um ataque cibernético em seus sistemas, isso não significa que não possa ter ocorrido um.
A Red disse ter identificado dois incidentes de perda de geração de energia, provavelmente de usinas solares, no Sudoeste da Espanha. As perdas teriam causado instabilidade no sistema elétrico e levaram a um colapso de sua interconexão com a França e Portugal. O sistema entrou em colapso, afetando tanto o sistema europeu como um todo ao longo do dia.
A Espanha estava exportando energia para a França e Portugal no momento da interrupção, em limite próximo da capacidade líquida de exportação até as 10h (horário local). Conforme acordo com os dados, as exportações para o território francês pararam às 12h35.
A rede elétrica da Espanha está interconectada com as da França, Portugal, Marrocos e Andorra. A causa de interrupção mais comum de um corte de energia não planejado que desabilita a eletricidade em grande escala é o clima extremo, como tempestades, relâmpagos ou ventos fortes. Só que o tempo no momento do colapso estava bom.
As interrupções de energia também podem ocorrer quando há falhas em estações de energia, linhas de distribuição de energia, subestações ou outras partes do sistema. O fluxo de eletricidade entre os sistemas na Europa é mantido em 50 Hertz (Hz) para garantir a estabilidade. Se esse nível variar, os sistemas de backup desconectam ativos da rede, como fontes de geração de energia, para protegê-los contra danos.
O apagão de segunda-feira está sendo descrito como inédito devido à sua escala e impacto simultâneo em todos os setores vitais: energia, transporte, telecomunicações e serviços básicos. A União Europeia iniciará uma investigação minuciosa sobre as interrupções de energia na Espanha e em Portugal, disse o comissário de Energia da UE, Dan Jorgensen.
Fonte: Agência Brasil