Mundo: Trump quer o controle da Groenlândia

Mundo: Trump quer o controle da Groenlândia

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, não está dando sinais de que vai desistir da ambição de obter o controle da Groenlândia. Ele classifica ambos como essenciais para a segurança nacional americana.

Questionado se descartava o uso de força militar ou econômica para assumir o controle do território autônomo dinamarquês, ele respondeu: “Não, não posso garantir nada em relação a ele (…) mas posso dizer o seguinte: precisamos dele para a segurança econômica“, afirmou Trump a jornalistas na última terça-feira (07/01) durante coletiva de imprensa.

As declarações dele foram feitas enquanto seu filho, Donald Trump Jr., visitava a Groenlândia. Antes de chegar à capital Nuuk, Trump Jr. disse que estava fazendo uma viagem pessoal de um dia para conversar com as pessoas, e que não tinha reuniões marcadas com autoridades do governo.

A Dinamarca, governante do território, rejeita qualquer sugestão de abrir mão do território. Quando questionada sobre a visita de Trump Jr. à Groenlândia, a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, disse à TV dinamarquesa que “a Groenlândia pertence aos groenlandeses” e que somente a população local poderia determinar seu futuro. Ela também afirmou que a Groenlândia não está à venda, mas enfatizou que a Dinamarca precisava atuar em forte cooperação com os EUA, um aliado da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

A Groenlândia está localizada na rota mais curta entre a América do Norte e a Europa e abriga uma grande instalação espacial americana. Também possui alguns dos maiores depósitos de minerais de terras raras, cruciais para a fabricação de baterias e dispositivos de tecnologia de ponta.

Trump sugeriu que a ilha é essencial para os esforços militares de rastreamento de navios chineses e russos, que, segundo ele, estão por toda parte. “Estou falando de proteger o mundo livre“, disse ele aos jornalistas.

Compartilhe este texto:

Facebook
WhatsApp