Noroeste Informa

Ozempic falso, confira lotes identificados pela Anvisa

Ozempic falso, confira lotes identificados pela Anvisa

Uma mulher de 46 anos foi internada em estado grave na última quinta-feira (17/10), no Rio de Janeiro, após usar uma dose de Ozempic falsificado. A paciente disse ter comprado a injeção em uma farmácia acreditando que se tratava de um produto original.

Médicos alertam que o medicamento falso não possui qualquer garantia em relação à composição. Quem faz o uso da medicação falsificada pode ingerir uma medicação sem o ativo que leva ao emagrecimento, com a dose alterada ou com a formulação errada. Além disso, o medicamento falsificado pode estar contaminado com substâncias tóxicas ou microrganismos.

Desde 2023 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já identificou três lotes de Ozempic falsificados no Brasil. Veja quais são:

  • MP5C960, em junho 2023, com concentração de 1 mg e embalagem em idioma espanhol
  • LP6F832, em outubro de 2023, com data de validade 11/2025
  • MP5A064, em janeiro de 2024, com prazo de validade 10/2025

Você pode ser prevenir comprando em estabelecimentos de confiança e evitar sites de varejos on-line, salvo sites oficiais das próprias farmácias. Suspeite de preços incompatíveis com os praticados pelo comercio em geral e não adquirir medicamentos com a embalagem visivelmente alteradas.

A Novo Nordisk, fabricante do Ozempic, também alerta para a venda da semaglutida em outras apresentações. A empresa informa que o princípio ativo não foi desenvolvido para uso em formato injetável em frascos, em cápsulas orais, pellets absorvíveis, fitas ou chips, como tem sido divulgado em sites de venda irregular.

Fonte: Metrópoles

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram