Noroeste Informa

São Gonçalo na busca por Royalties

São Gonçalo na busca por Royalties

Para quem mora no bairro Jardins, em São Paulo, ou na Vieira Souto, no Rio, é difícil imaginar o que acontece em São Gonçalo. A cidade assistiu o justo direito de reivindicar a sua inclusão na distribuição dos royalties do petróleo recebendo um ataque do cuidadoso jornalista Elio Gaspari, no último domingo, 24/09. A sua vizinha Niterói vive a farra dos royalties e é alvo de várias investigações. Já a cidade do capitão Nelson padece, principalmente na área da saúde.

O pior é o contorcionismo de demonizar a advocacia. Apontar para os honorários pagos e não para o quanto seria arrecadado pelo município. Tendo vivido longos anos nos Estados Unidos, Gaspari conhece a atuação da advocacia americana de investir em causas justas, bancando os escritórios, pesquisas, pareceres de especialistas e longos períodos de espera. É exatamente o investimento deste embasamento científico que assusta estas cidades bilionárias, e as levam a usarem a mídia para garantir os seus cofres cheios.

Só que, neste caso da penúria financeira, o direito de São Gonçalo perante Niterói é tão forte, que querem criar o “Vale Esmola“. Trata-se da construção de um marco legal que permita às cidades bilionárias custear obras nos seus vizinhos pobres. Uma espécie de cala boca para aliviar a pressão política. Enquanto uma faz festa, a outra enterra os seus mortos.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram