Noroeste Informa

Bombeiros, Polícia Federal e Igrejas são campeãs em confiança

Bombeiros, Polícia Federal e Igrejas são campeãs em confiança

A pesquisa do IPEC sobre a confiança da população nas instituições divulgada nesta semana aponta que a população brasileira confia pouco nas principais instituições de Governo do Estado Brasileiro. Curiosamente a pesquisa também mostra um avanço de uma visão de mundo mais conservadora e legalista entre os brasileiros (Veja a pesquisa completa aqui). É sempre bom lembrar que o IPEC errou de maneira consistente o resultado eleitoral das eleições de 2022, isso significa que os resultados da pesquisa devem ser analisados sempre com alguma desconfiança.

As três campeãs em confiança da população brasileira são os Bombeiros, a Polícia Federal e as Igrejas. Nas últimas posições estão os Sindicatos, os Partidos Políticos e o Congresso Nacional. A categoria Governo Local (Prefeitos e Prefeitura) surpreendeu e agora possui mais confiança da população que o Judiciário ou o próprio Sistema Eleitoral. A Polícia, as Forças Armadas e as Escolas Públicas seguem como depositários de uma confiança regular por parte da população. Já a Presidência da Republica segue com uma credibilidade menor que a dos Bancos e das Empresas em geral.

O que realmente chama a atenção nesta pesquisa é o índice de confiança geral entre os brasileiros na instituição Igreja, 70, que é superior ao das escolas públicas por exemplo. Recentemente uma outra pesquisa feita pela Global Religion mostrou que o 89% dos brasileiros acreditavam em Deus. Comparada a confiança depositada nos veículos de comunicação e nas ONGs, que possuem 56 e 59 respectivamente, acaba reforçando a ideia de que de fato a sociedade brasileira está mais conservadora.

Veja a Tabela Geral Abaixo:

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram

Ajude o Noroeste Informa

Chave: bc1qqgzrj7g03xqsc9cvr3n7m0yvrdc0s7wky453ux

Comentários: