Na sessão do dia 20 de setembro da Câmara Municipal de Itaperuna a Líder do Governo Alfredão, vereadora Sargento Cristiane, fez um forte desafio na tribuna e prometeu uma CPI caso ela estivesse enganada. Cristiane se referia ao suposto desvio de 5,2 milhões de reais da Secretaria Municipal de Agricultura, comandada por Viviane Braga (Vivi Dentista), que foi denunciado pelo vereador Alailton Pontes (Lalá). Desde que foi realizada a denúncia o Ministério Público do Rio de Janeiro investiga o caso.
Segundo Lalá a empresa Cooperativa Mundial de Transportes de Toda Natureza (COOTRANSMUNDI) recebeu valores superiores a 5,2 milhões de reais, mas simplesmente nunca realizou qualquer serviço em Itaperuna. A líder do governo, por sua vez, rebateu dizendo que o valor nunca chegou perto dos ditos 5 milhões, tendo ficado por volta dos 2,2 milhões de reais e que sim, a empresa teria cumprido todo o comprometido no contrato. Como prova de que estava comprometida com a transparência no caso e que também tinha certeza do erro dos seus colegas ela completou seu discurso afirmando que “se o Ministério Público passar essa informação, como passou para o outro vereador, eu vou abrir uma CPI aqui nesta casa“. O desafio, que ocorreu de frente para o promotor Matheus Gabriel, que investigava o caso e estava presente na sessão chegou a ser noticiado pelo Jornal O DIA.
O problema agora é que o Ministério Público enviou o processo sobre o caso para a Câmara Municipal na última quarta-feira (25/10). Segundo fontes, o que foi entregue pelo MP mostra que Sgt. Cristiane se enganou e o valor era mesmo de 5,2 milhões de reais. Pior, quem leu o processo viu que a situação da Secretária de Agricultura, Vivi Dentista, não é nada boa.
Resta a dúvida, Sargento Cristiane cumprirá com sua palavra vai pedir uma CPI para investigar a Secretaria de Agricultura? Ou vai voltar atrás e tentar desdizer o que de fato disse?
Veja abaixo fotos do site da Transparência da Prefeitura de Itaperuna e os vídeos dos dois momentos em que a vereadora Sgt. Cristiane promete pedir um CPI sobre o caso.
Entenda todo o caso lendo os artigos abaixo