Noroeste Informa

Quem é Quem na Política de Itaperuna: A vereadora Amanda da Aidê

Quem é Quem na Política de Itaperuna: A vereadora Amanda da Aidê

Amanda Corrêa de Oliveira Braga, mais conhecida como Amanda da Aidê, nasceu em 24 de Agosto de 1982 e foi a primeira mulher a ocupar o posto de Presidente da Câmara Municipal de Itaperuna. Atualmente está em seu segundo mandato como vereadora e mais recentemente tem feito Oposição ao Governo Alfredão.

Amanda é filha de Aidê Braga, conhecida educadora do município de Itaperuna. É de sua mãe, como se pode concluir, que vem o nome de urna que a vereadora escolheu para se identificar. Ela concorreu a vereadora pela primeira vez em 2012 pelo PSC apoiando a primeira eleição de Alfredão. Naquele pleito obteve 911 votos, não sendo eleita, mas ficando como primeira suplente da sua coligação.

Na eleição seguinte, em 2016, ela concorreu novamente ao posto de vereadora desta vez pelo PDT, apoiando a eleição do ex-prefeito Dr. Vinícius contra o candidato da situação, Alexandre da Auto-Escola. Venceu o pleito como a primeira colocada da sua coligação obtendo 1192 votos. No biênio de 2017/2018 Amanda foi eleita entre seus pares Presidente da Câmara Municipal, sendo a primeira mulher a ocupar a posição.

Nas eleições de 2020 Amanda da Aidê concorreu a reeleição pelo antigo DEM, hoje União Brasil, apoiando a reeleição do então prefeito Marcos Vinícius. Venceu o pleito com 1276 votos sendo a quarta vereadora mais votada do município. Embora tenha apoiado a reeleição de Marcos Vinícius em 2020, a vereadora acabou compondo a base de apoio a Alfredão na Câmara Municipal até bem recentemente. Em janeiro de 2022 aceitou o convite para ocupar a cadeira de Secretária de Esportes no lugar de José Maria Guimarães.

Na metade do mês de Junho deste ano, em meio a maior crise vivida por Itaperuna nos últimos tempos, deixou o posto de Secretária e retornou a Câmara Municipal disposta a ser oposição ao Prefeito Alfredão. Logo após o seu retorno Amanda protagonizou embates com vereadores governistas que confirmaram a sua ida para a Oposição. Recentemente seu assessor e braço de direito, Veranil Lacerda, foi visto em uma reunião na casa do pré-candidato a prefeito oposicionista Kadu Novaes. Amanda também cultiva a alguns anos uma amizade com o Deputado Federal Júlio Lopes, do Partido Progressista.

A vereadora é um ativo muito interessante do ponto de vista político. Tem uma personalidade agradável, porém firme. Também é jovem e cristã, característica que tem um grande peso em uma cidade conservadora como Itaperuna. Possui raízes fortes na região do Aeroporto/Boa Fortuna, bairros de grande desenvolvimento na cidade. Completando o perfil da vereadora, ela é proveniente de uma família de razoável tradição no município.

Leia abaixo algumas matérias em que já citamos a vereadora Amanda da Aidê:

Ministério Público pede que Câmara Municipal pare de fazer uso da Bíblia

Alfredão prometeu uma praça, mas vai é vender o terreno.

Amanda questiona, nós também – Quem está no comando de Itaperuna?

Amanda da Aide se afasta do Governo Alfredão

“Pior do que está não fica É ai que a coisa piora!” Amanda deixa a Secretaria de Esportes!

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram

Ajude o Noroeste Informa

Chave: bc1qqgzrj7g03xqsc9cvr3n7m0yvrdc0s7wky453ux

Comentários: